O Google Stadia fez sua estréia ontem com alguma tecnologia inegavelmente impressionante. O Google está entrando na corrida do videogame sem um console, mas pode transmitir jogos 4K / 60 fps em qualquer dispositivo que possa rodar o Chrome, com um multiplayer mais confiável (já que está nos servidores do Google) e recursos malucos como split local. tela em execução em instâncias Stadia separadas.

Uma coisa que estava ausente da apresentação do Google ontem, no entanto, foram os próprios jogos. O Google fez um anúncio de parceria de alto nível com a Ubisoft, uma empresa conhecida por se agarrar a qualquer coisa que possa ser nova e bem-sucedida na área de jogos, e Assassin's Creed Odyssey é a demonstração de como a Stadia funciona. Nós também vimos o Id anunciar que o Doom Eternal estaria no Stadia rodando a 4K / 60 fps, mas… era isso, realmente.

Há uma constante no espaço do console agora, em que sabemos que todo grande lançamento da Activision, EA, Take Two, Ubisoft e todo o resto será lançado no PlayStation e Xbox no lançamento. Até que o Google possa dizer o mesmo para a Stadia, essa é uma barreira significativa à entrada. E eu não acho que seja uma garantia de que todas essas grandes editoras irão necessariamente assinar seus jogos para a Stadia.

A Activision e a Sony têm um relacionamento extremamente próximo e há anos. A Sony é a empresa mais ameaçada por essas novas reproduções de streaming da Microsoft, agora do Google e da Amazon, se não estiverem planejando uma delas, já que parecem preparadas para lançar o PS5 em um ano ou dois, mantendo-se fiel ao tradicional "compre essa caixa". formato que lhes serviu bem esta geração passada. A Activision também tem sua principal porta de entrada no PC como o lançador da Blizzard, que seria funcionalmente obsoleto se todos os seus títulos fossem oferecidos pelo Stadia streaming no Chrome. A Activision é a maior editora do mundo, então tem poder de mercado diferente de seus concorrentes para ditar os termos sobre onde seus jogos podem ir.

EA e Microsoft são igualmente próximas, o que é de se  imaginar que a Microsoft fez tudo o que estava ao seu alcance para convencer a EA a garantir que seus jogos apareçam no próximo serviço de streaming da Microsoft, já que o Xbox não possui títulos suficientes para fazer esse trabalho próprio. Se a Microsoft colocar a EA em seu próprio serviço de streaming, isso significa, no mínimo, Battlefield, Battlefront, Anthem, Apex Legends ou jogos esportivos em Stadia.

Take-Two é um curinga, e eu achei a parte mais curiosa da apresentação do Stadia no começo, onde eles mostraram vários "ícones de jogos" no começo, incluindo um conjunto de temas claramente ocidentais. A implicação era que Red Dead Redemption 2 / Online seria anunciado para Stadia e ainda assim ... não era.

A Epic Games, fabricante do Fortnite , o maior jogo do mundo disponível para PC, PS4, Xbox, Switch e celular, acaba de abrir sua própria vitrine para tentar competir com o Steam no PC. Empréstimos Fortnite para Stadia para ser executado em qualquer dispositivo com o Chrome parece minar essa configuração existente.

Mesmo a Ubisoft não anunciou que todos os seus jogos estariam disponíveis no Stadia. Will A Divisão 2 ? O próximo Far Cry ? Nós não temos ideia.

É totalmente possível que o Google simplesmente gaste dinheiro suficiente para que isso aconteça, mas vejo barreiras significativas onde é possível que um ou muitos desses editores possam evitar a Stadia por qualquer uma das razões que mencionei, ou outros nem mesmo considerando. E enquanto a apresentação da Stadia mostrava uma tela cheia de mecanismos de jogos e ferramentas que funcionavam dentro da nova estrutura do gamedev, eles não mostravam uma tela cheia de logotipos de desenvolvedores e editores como parceiros anunciados. E este é um serviço que deve sair nos próximos oito meses.




Além disso, estamos encobrindo toda a questão dos jogos primários. Sim, o Google anunciou que Jade Raymond está liderando um novo estúdio para o Google, mas a Microsoft, a Nintendo e a PlayStation vêm criando títulos primários há décadas, e continuam sendo os maiores sucessos desses consoles. Eu não tenho ideia de quanto tempo levará o Google para começar a produzir seus próprios jogos AAA (nenhum foi anunciado ou mostrado hoje), e também há pouca garantia de que eles serão jogos obrigatórios da Nintendo e da Sony. As ambições do primeiro partido do Google parecem estar a anos e anos de distância, com pouca garantia do que veremos quando chegarmos aos seus primeiros lançamentos.

Tudo isso me leva à pergunta final, quem exatamente é o público de Stadia? Essa pergunta ainda não pode ser respondida porque o Google não está divulgando informações básicas, como se o Stadia é um serviço de assinatura ou se os jogadores compram jogos para uso no Stadia. Mas eu acho que estou querendo saber quem vai mudar completamente para Stadia em vez de um console tradicional se A) o Google não conseguir levar todos os grandes terceiros a bordo e B) não estiver produzindo títulos primários para competir com seus rivais e C) se os jogadores não tiverem internet confiável o suficiente para fazer todo o processo funcionar. Atualmente, posso imaginar o Stadia como um bom acréscimo para ter um console tradicional, digamos, estou de férias e quero pegar meu save do Xbox do The Division 2 e apenas reproduzi-lo no Chrome no meu laptop. Mas a substituição completa de um console exigiria um catálogo de jogos que rivalizasse com os consoles, e não vi sinais de que Stadia tenha isso nessa apresentação inicial, que parecia muito focada em outros recursos mais aleatórios, como “conectar” usuários e usuários do YouTube e estranhas Ferramentas de gamedev como reskinning texturas do mundo para se parecer com Starry Night.

Stadia parece um jogo de longo prazo para o Google, mas até sabermos mais sobre onde será no lançamento, os jogos de consoles tradicionais não parecem estar em perigo iminente, mesmo que o fluxo possa ser o futuro distante.

Fonte: FORBES